"Faço de minha vida a minha grande peça, escrevo-a a cada momento, a cada instante, pois sei que não terei tempo o suficiente de sentar-me e prospecta-la, por isso vou experimentando ações, emoções e conceitos. E nessa minha constante Pesquisa de Convivência vai se formando meu protagonista de mim mesmo, assim atuo nos improvisos, e vivo os fatos mais imprevistos que alguém pode viver"

0

Espetáculo "Luar do Sertão - Luiz Lua Gonzagão"


"Meu povo preste atenção, é chegado o centenário... do grande rei do baião, o Luiz de Januário"




No espetáculo "Luar do Sertão - Luiz Lua Gonzação" a vida do nordestino foi retratada, o espetáculo musical criado para homenagear o centenário do grande sanfoneiro, conhecido e aplaudido em todo o pais (Luiz Gonzaga), também trouxe para o palco a vida do simples nordestino brasileiro, castigado pela seca de sua terra, e dos viajantes que partem para o sudeste em busca de novas condições de vida.

Com direção musical de Fernando Antunes e com coreografias de Natalha Ferreira, a peça trouxe para o palco que foi montado em praça pública, um pouco das manifestações nordestinas, apresentando ao publico paulista um pouco da riqueza cultural que abrange essa região de nosso país. Coreografias de coco, xote, baião e xaxado marcaram presença neste espetáculo juntamente com um repertório magnifico, montado com as músicas de Luiz Gonzaga.
Já na parte teatral, personagens do cenário nordestino foram apresentados por típicos contadores que abrilhantavam suas histórias, tendo seus textos todos estruturados na literatura de cordel, escrito por Peterson Xavier.
A peça contava um pouco da grandiosa história de Luiz Gonzaga, e suas cenas alegres, rimadas e descontraídas desenhavam o sertão da cidade de Novo Exu em plena praça do estado de São Paulo. Dona Juvita, Samarica Parteira, Rezadeiras, Lula, Capitão Bardino e o Viajante Nordestino foram importantes personagens criados para narrar o cotidiano do nordeste brasileiro na época de Luiz Gonzaga.
O processo de criação, foi intenso, estudos da cultura popular foram fundamentais para a criação desta obra, sem contar com a preparação corporal rígida e exigida pela coordenação das Dança feita por Natalha Ferreira.
Este foi um processo prazeroso, de muito trabalho e dedicação á arte. Resgatando assim um pouco da cultura do nordeste, esta que é tão desvalorizada nos dias de hoje. Mas como dizíamos no espetáculo... Com a figura lendária de Luiz Gonzaga, tudo brasileiro se torna antes de tudo... Um Nordestino.


ELENCO TEATRO/DANÇA
Andreza Pereira / Argel Souza / Denyse Amaral / Fabiana Medrado / Hedcley Barros / Jessica Santana / Luiz Felipe / Mikael de Almeida / Priscila da Silva / Taiane Carvalho



VEJA AS FOTOS:
Cia. de Dança da Casa de Cultura



Hedcley Barros e Priscila da Silva
































COREOGRAFIA DE COCO NORDESTINO








0 comentários:

Postar um comentário